men e submen

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A dor que nos Aproxima de Deus - Parte 2

Olá Pessoal!!!

Bom agora vamos lá... Eu fiz uma breve resenha sobre a mensagem (ficou um pouco grande, mas eu juro que é um resumo, pois a mensagem é maior e liiiiinnnnddaaaaaaa. Deus continue usando o irmão Juliano Muito).

O texto lido foi Romanos 12: 1-2 (abra sua bíblia depois e leia se puder =).) Os tópicos que retirei pra que você possa compreender a mensagem são:

  1. Adorar é responder a realidade e a revelação de Deus;
  2. A dor e o sofrimento são elementos presentes na dinâmica da adoração, mas são rejeitados muitas vezes pelos cristãos;
  3. Nos dias de hoje o sofrimento e a dor são muito presentes na sociedade;
  4. Uma grande verdade é que a gente não gosta de sofrer, mas muitas vezes somos levados a dor para refletir, pois estar vivo é estar sujeito a dor e ao sofrimento;
  5. Existe dor em todas as partes da criação, na natureza isto é visto com frequência e as vezes achamos cruel, mas quando olhamos pela ótica dos seres humanos podemos ver que isso é muito pior (Exemplos de atos que nos levam a dor: roubos, raptos, estupros, calamidades, pestes e doenças, mentiras, traições, depressão, estresse, traição, etc.). Todos sofremos, a lista de nossas dores não acaba;
  6. Nós nascemos gerando sofrimento, e enquanto vivemos, vivemos exposto ao sofrimento e quando partimos sofremos e deixamos sofrimento;
  7. Quando paramos pra pensar vemos que a dor está presente em todo lugar. Para ter uma veste alguém teve que gastar tempo e plantar e colher e sofreu. E quando comemos não paramos para perceber que tudo que está no nosso prato foi gerado pelo sofrimento de alguém, seja do animal seja de pessoas. Todo nosso bem estar é pago com algum nível de dor ou sofrimento;
  8. Uma pesquisa foi realizada nos estados unidos com pessoas adultas e a pergunta era:  Qual o principal questionamento dos adultos a cerca de Deus? Eles chegaram a uma principal duvida: Se deus existe então por que existe tanta dor no mundo? 
  9. Esta é uma das maiores duvidas dos ateus: Se deus é tão bom como esta na bíblia então por que existe tanta dor e tanto sofrimento no mundo? Os ateus não conseguem conciliar a bondade, a graça e o poder de Deus com a dor do homem, ai eles gritam "Deus não existe";
  10. E qual é a nossa resposta diante da dor? Porque ela vem.
Neste momento ele começou a falar sobre as coisas que devemos saber a cerca da dor para poder entendê-la:

1ª coisa a cerca da dor: Deus não é culpado de toda dor e sofrimento que existe no mundo. As pessoas acreditariam mais em Deus se não houvesse dor, pois nós não sabemos entender a dor e o seu propósito. Quando deus criou o homem tudo era muito bom e não havia ausência de Deus, mas o homem se rebelou. 

Deus não pode ser acusado de ter criado o mal, pois foi a rebelião do homem que levou a dor pra dentro da nossa existência. O que deus fez foi permitir a possibilidade do mal, porque ele sabia que amar era liberdade, era presentear com outra escolha e se não escolhemos o bem logo escolhemos o mal. Ele por nos amar nos deu o poder de amá-lo ou não. E se Deus é bondade a ausência dele é a maldade. Deus não pode ser acusado de criar o mal, mas pode ser acusado de nos amar e de nos dar escolha.

Ainda assim alguns poderiam rebater, Mas deus não poderia ter nos amado tirando nossa liberdade? Só que isto não faz sentido, pois a única exigência do amor é "quem ama espera amor" e Deus quando nos amou ele esperou ser amado verdadeiramente, mas amor que não é livre não é amor. Se fossemos forçados a amar a Deus por uma força maior isso não seria amor.

O Presente da escolha é o presente do amor, mas muitos insistem, Mas será que toda a existência do mal justifica a liberdade dada a nós, não seria melhor não existir liberdade pra não sofrermos? Se não houvesse liberdade não seria possível vontade, sentimentos verdadeiros. Se Deus quisesse marionetes ele não teria criado o homem. Em gênesis (capitulo 1 e 2) vemos que Deus revela que criou o homem para se relacionar, amar e ser amado verdadeiramente.

O mal não foi criado por Deus ele é o resultado da ausência de bondade ou de não se ter escolhido a Deus, pois Deus é bondade. Precisamos entender que o mal não é o oposto do bem, dizer isto é dizer que existe igualdade entre o bem e o mal, e isso não existe, pois até o mal depende da misericórdia. de Deus, Deus é bondade e não tem oposto, ele é incomparável. Contra o bem pode haver oposição, mas não o oposto.

2ª coisa a respeito da dor: Ela não é completamente ruim, pois com o sofrimento começamos a crer que Deus é bom e misericordioso e que ele é amor, então se Deus é amor toda angustia e dor deve cumprir algum bom proposito no amor e na misericórdia de Deus. (romanos 12:1-2)

Não devemos nos moldar como este mundo, mas devemos nos transformar pela renovação da mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, porque se Deus é bom e existe sofrimento significa que o sofrimento cumpre um bom proposito na humanidade depois de sua revolta contra Deus.

Cientistas chegaram a conclusão de que o melhor sistema de defesa do ser humano é a dor, se o homem não sentisse dor ele não existiria mais, a lepra (muito citada na bíblia) é uma doença que incapacita a pessoa de sentir dor, uma pessoa com essa doença pode se cortar fazendo algo e continuar fazendo aquilo, pois ela não percebe o corte e a dor, mas uma pessoa normal quando se corta ela fica quieta e logo procura socorro e auxilio. Pessoas sem dor se machucam seriamente, pois não conseguem ter a noção de que tem algo errado.

Na cura da lepra na bíblia por Jesus, ele devolve a capacidade de sentir dor, porque a dor é um instrumento bom pra nos mostrar que há algo errado, ela nos dá um alarme e nos livra de um sofrimento maior. O sofrimento existe não porque Deus é um carrasco, mas porque quando percebemos que algo não está bem nós clamamos por ajuda e buscamos por socorro. Quantos não vem ao senhor pela dor e pelo sofrimento? Até o ateu busca a Deus no momento de desespero.

Será que o homem olharia para o alto se tudo estivesse muito bem? Neste sentido vemos que o sofrimento não é agradável, mas cumpre um papel necessário.

3ª coisa a respeito da dor: Os cristãos não foram chamados para fugir da dor, não quer dizer o auto flagelo, mas todos nós temos um chamado para o amor e amar dói.

Mas mesmo assim a voz do mundo grita "Pare de sofrer para ser feliz". O mundo acredita que a felicidade está na ausência do sofrimento e que a felicidade é o bem maior que deve ser buscado. O mundo acredita que não é possível felicidade em meio ao sofrimento, que não é possível ser feliz em meio a dor. Mas nosso mestre Jesus e todos os mártires depois dele experimentaram profunda dor por amor e ainda assim foram felizes. Jesus ao morrer na cruz foi feliz, ele sofreu, mas foi feliz por cumprir um proposito maior de Amor.

Não podemos pensar que vindo para Jesus pararemos de sofrer, pois nosso mestre nos amou sofrendo. Muitos se deixam enganar pelo falso evangelho e acham que se entregando a Cristo pararão de sofrer e depois abandonam a Deus quando a dor vem. E se alguém tivesse pregado pra eles a verdade? Talvez eles não fizessem isso. Temos que pregar que servir a Jesus tem um alto preço, envolve dor, mas que nem por isso deixaremos de ser felizes.

Fomos chamados para amar e amar dói, em diferentes níveis, mas dói. Dizer "Venha para Jesus e pare de sofrer" significa dizer venha para Jesus e deixe de amar e deixe de carregar sua cruz.

Mas Deus ele é bondade e somente possibilitou a existência da dor por que ele também sente dor, ele é um Deus compassivo, e o significado de compaixão significa sentir a dor do outro. Ele participa dos nossos sofrimentos, ele sente por nós.

Depois ele leu um texto de um médico (dos dias atuais) sobre o sofrimento na morte de Jesus para acessá-lo clique aqui

E porque Jesus morreu na cruz? Além de ser pelos nossos pecados, ele morreu também para nos dizer com seu exemplo que todo sofrimento tem um fim e isto é a ultima coisa que temos que saber a respeito da dor, nós precisamos saber que todo o sofrimento vai acabar graças ao sofrimento dele.

Por fim após passarmos por esse grande aprendizado ele Disse. O bem que nos aguarda não se compara ao mal que nos aflige. (Leia em 1 Coríntios 2:9)E nunca mais haveremos de chorar.

Esse é o evangelho, essa é a mensagem da cruz, no mundo passareis por aflições, mas tende bom animo, pois eu (Jesus) venci o mundo e voz também vencereis. Sofrer faz parte do amor, faz parte da glória, faz parte da adoração. 

E quando nos esquecermos de tudo isto que ele disse sobre a dor,  nós ainda seremos consolados pelo espirito santo que também é chamado de espirito consolador. Ele virá nos confortar dizendo que tudo ficará bem, mesmo que não entendamos todo o caminho e toda dor que passamos.

Segue abaixo pessoal o link da pregação dele para vocês verem. Assistam e sejam edificados !!!!


Bom pessoal é isso,

Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários abaixo.

Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário