men e submen

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Mártires da igreja protestante - Parte 2 (John Huss)

Olá pessoal!!


A paz de Cristo a todos vocês!!!

Como primeira postagem do ano vamos continuar a falar dos mártires protestantes.

Hoje vou falar de John Huss um mártir que gostei bastante de estudar.

Antes vamos à nossa mensagem da semana: "O tempo passa rápido demais, por isso não fique no acostamento pedindo carona para a vida."

John Huss

John Huss foi reformador protestante, ele foi seguidor de John Wyclife e nasceu em Husinek no reino na boêmia por volta de 1372. Tinha um estilo de vida simples e em 1398 passou a fazer parte do corpo docente da universidade de praga. 

Ele era muito eloquente e isto atraiu muitas pessoas levando às ao conhecimento da verdadeira palavra. Uma das suas frases mais usadas era: "O majestoso Jesus lavava os pés sujos e empoeirados dos discípulos, enquanto lideres é que esperam que seus pés fossem beijados" isto mostrava o contraste da época entre Jesus e os líderes religiosos da época.

Em 1410 por pregar palavras contra a igreja romana foi chamado a Roma para dar esclarecimentos, mas se recusou e em 1411 foi excomungado por esse motivo. Acredito que por isso seja importante ressaltar que ele escolheu a bíblia e não a igreja. Ele pregava que Cristo era o cabeça da igreja e só ele, além disso, também pregava contra a venda de indulgencias e por isso era considerado um herege pela igreja romana.

Em 1412 foi excomungado novamente e tornaram todos os locais que o abrigassem estariam sob interdito romano. Foi dado a ele um salvo conduto pelo rei para ir ao concilio se explicar em Constância enquanto ele estava refugiado no sul da Boêmia, mas ele foi vitima de uma armadilha do concilio quando chegou em Constância não deram a ele a chance de se explicar, ele só poderia renunciar as suas verdades ou morreria. 

Ele não renunciou as suas verdades e mesmo condenado a todos por quem pregou por heresia (segundo a igreja) não se retratou e por isso o deixaram encarcerado vários dias antes de sua morte.

Em sua morte foi vestido de sacerdote e desposado em público, rasparam sua cabeça e colocaram uma coroa de papel decorada na sua cabeça  com diabos e o enviaram para a fogueira, onde também queimaram seus livros.

Suas ultimas palavras foram: Senhor jesus por ti sofro com paciência esta morte cruel rogo-te que tenhas misericórdia dos meus inimigos

Ficou conhecido como o ganso (significado do nome Huss) e foi predecessor de Martinho Lutero (o cisne)

Quando estavam a atear fogo ele disse: "pode vir pela frente se estivesse com medo não estaria aqui"

"Cristo tu filho do Deus vivo tem misericórdia de mim" cantava ele enquanto era queimado!!

E este é um resumo da história de John Huss. Para conhecer mais peço que pesquisem sobre este homem que tanto fez para o reino de Deus, acho importante sabermos sobre os predecessores da reforma protestante assim conhecemos a nossa história e passamos a entender as bases da fé Cristã contemporânea.

Bom pessoal é isto, espero que tenham gostado!!

Fiquem na paz de Cristo e até o próximo post!!!

Um comentário:

  1. Seja nosso parceiro.
    A web radio ResgateNet, tem o propósito evangelístico resgatar e aliançar vidas a Jesus, por meio de programas ao vivo, com oração, pregação da palavra e louvores em diversos gêneros sempre com o melhor da música gospel que, nos edifica, alegra, reaviva e transforma vidas. Através do chat temos a possibilidade em um bate-papo ganhar vidas para Jesus. É uma obra por amor aos perdidos sem fins lucrativos.

    É uma obra por amor aos perdidos sem fins lucrativos! Convido para somar e Resgatar vidas conosco, sendo assim um de nossos parceiros colocando a nossa rádio e chat ou um dos dois em sua página inicial do seu site ou blog, adquira os códigos-fonte livremente em nosso site no menu parceiros e parceria.
    .
    Nos comprometemos em divulgar o banner do seu site ou blog na página do site oficial da Radio Resgate Net . Sendo assim os membros ouvintes e visitantes do nossa site poderão ter acesso a sua página através da nossa divulgação. Uma radio e um chat em seu blog ou site pode ser um motivo a mais para que pessoas voltem ao sua pagina.
    Email: resgatenet@gmail.com

    Parceria : http://www.resgatenet.com/2013/05/seja-nosso-parceiro.html

    Link código do Chat : https://bit.ly/2GM1Oel

    Acesse já nosso novo site: www.resgatenet.com
    http://www.resgatenet.com/p/parecria.html


    *Baixe App da radio play Store:* https://play.google.com/store/apps/details?id=com.shoutcast.stm.resgatenet&hl=pt_BR


    *Chat e Pate-papo da radio no PC e Cel e ou App*
    https://xat.com/resgatenet?new
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.xat.app

    ResponderExcluir